Foi mais uma excelente prestação portuguesa ao nível individual, com algumas surpresas.
De início lenta e compacta, os atletas portugueses resguardaram-se no pelotão, não conseguindo reagir ao forte ritmo imposto pelos franceses e britânicos que lutavam entre si para a classificação colectiva. Foi num desses ataques que a maioria da equipa portuguesa ficou no pelotão secundário, com Rui Pinto a ser o único a conseguir aguentar o ritmo do pelotão da frente.
Já perto do final da prova três atletas se destacaram-se, juntado-se mais tarde um quarto elemento, tendo sido entre esses a discussão do resultado final, com o belga J. D’Hoedt a fazer um excelente sprint final, derrotando os dois britânicos.
Bem até final esteve Rui Pinto, que quase passava o terceiro britânico (R. Goodman), ficando a somente um segundo do mesmo. “Estou surpreendido”, dizia Rui Pinto no final sobre a sua corrida, que confidenciou preferir a lama já que “sou um atleta de força”. O atleta que tem apelido de campeão (António Pinto) e o primeiro nome do seu ídolo (Rui Silva), quer para esta época uma ida ao Mundial de Juniores, depois dos sucessos do ano passado no FOJE e no Mundial de Juvenis.
Colectivamente, Portugal classificou-se em 6º lugar, distante da quinta classificada, a Espanha, numa prova dominada por franceses (2º classificados) e britânicos (vitoriosos em destaque).
Classificações:
1. Jeroen D'Hoedt (Belgica) - 18.46
2. Nick Goolab (Grã-Bretanha) - 18.47
3. James Wilkinson (Grã-Bretanha) - 18.47
4. Sondre Moen (Noruega) - 18.49
5. Richard Goodman (Grã-Bretanha) - 18.56
6. Rui Pinto (PORTUGAL) - 18.57
...
31.Nuno Santos (PORTUGAL) - 19.29
35.Luís Mendes (PORTUGAL) - 19.36
55. José Costa (PORTUGAL) - 20.00
60. Diogo Lourenço (PORTUGAL) - 20.07
76. Hugo Daniel (PORTUGAL) - 20.38
Em femininos, a prova foi ganha pela norueguesa Karoline Groval, com o pódio a ser completo com a russa Gulshat Fazlitdinova e pela britânica Kate Avery. Quanto às portuguesas, para alem do 10º lugar de Catarina Ribeiro, Carla Salomé Rocha foi 11ª, Daniela Cunha 31ª e Marta Martins fechou a equipa Nacional que foi 6ª classificada. Sónia Lima (53ª) e Susana Godinho (68ª) também concluíram a prova.
|